Envelhecimento precoce

Fatos & Comentários / 30 Agosto 2017

O Brasil já tem 207.660.929 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira. A taxa de crescimento populacional entre 2016 e 2017 foi de 0,77%, um pouco menor ainda do que no período 2015/2016, que registrou uma taxa de 0,80%. Aqueles que acham que existe pobreza no Brasil porque há muitos pobres devem estar comemorando. Tolice. O dado é preocupante. O crescimento populacional, em um país em desenvolvimento, deveria ser bem maior. No ritmo que vai, o Brasil vai ficar velho antes de ter amadurecido. Uma série de problemas daí deriva, mas, para ficar em apenas um, o da Previdência. Sem jovens entrando no mercado de trabalho, aí, sim, a Previdência ficaria inviável.

Olhando outro dado trazio pelo IBGE, praticamente um quarto dos 5.570 municípios brasileiros (24,7%, ou 1.378) apresentaram redução populacional. Em mais da metade (53,6%, ou 2.986), as taxas de crescimento populacional foram inferiores a 1%. Apenas em 258 municípios (4,6% do total) o crescimento foi igual ou superior a 2%.

 

Receptação

A venda de patrimônio público brasileiro pelo Governo Temer é ilegítima, e quem comprar as estatais corre o risco de ser acusado de crime de receptação, adverte o senador Roberto Requião (PMDB-PR), que afirma ser necessária uma operação tipo Lava Jato – sem os excessos da própria – para apurar as privatizações feitas pelo atual governo e as que estão planejadas.

Requião é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional, que divulgou dois documentos alertando para o risco de investir em privatizações promovidas pelo governo ilegítimo. No primeiro documento, uma carta aberta aos embaixadores e investidores, os parlamentares nacionalistas alertam para a forte possibilidade de que um governo legítimo, aprovado pelo voto popular, venha a cancelar todos os atos entreguistas do atual mandatário.

Já o segundo documento sugere a leitura e a subscrição, através do Avaaz, do Manifesto de Advertência do Povo Brasileiro (https://secure.avaaz.org/po/petition/petition_59a5f9eb6cea5/?cZavrib), que visa à efetivação do Referendo Revogatório de todas as arbitrariedades citadas nos nove itens do texto, entre elas a entrega da Reserva de Cobre (Renca) às multinacionais.

 

Norte-americano frauda...

Em depoimento no Senado norte-americano, o presidente do Insurance Information Institute, provavelmente o principal centro de estudos de seguros nos EUA, afirmou que, dos US$ 327 bilhões pagos de sinistros de automóvel, residência e empresarial em 2015, aproximadamente 10% deles foram fraudulentos.

No Brasil, segundo levantamento recente da CNSeg, com dados também de 2015, as fraudes comprovadas em seguros gerais corresponderam a quase 2% dos sinistros avisados. “Mas”, observa o consultor Francisco Galiza, “até como comparação, certamente o número real é bem maior”.

 

Sinais preocupantes

Os lucros corporativos domésticos nos Estados Unidos cresceram a uma taxa anualizada de apenas 0,97% nos últimos cinco anos. Antes deste período, o crescimento do lucro anual foi de 7,95%, por quinquênio. Os níveis das dívidas corporativas são 30% maiores hoje do que em seu pico em setembro de 2008, somando US$ 8,6 trilhões. A proporção da dívida corporativa em relação ao PIB é recorde, tendo ultrapassado recentemente os níveis anteriores às duas últimas recessões, atingindo 45,3%. “Se houver um problema com o nível de dívida (no mundo), é nos EUA e não na China”, ironiza o economista Michael Roberts.

 

Rápidas

O vice-prefeito de São Paulo, Bruno Covas, é o convidado especial do painel “Desafios para o Brasil: Os reflexos das crises econômica e política para a gestão municipal”, nesta quinta-feira, na sede da FGV no Rio *** Dias 1 e 2, o Passeio Shopping (RJ) recebe o Onda Rio – 1º Evento de Moda, Arte e Gastronomia da Campo Grande *** A ClickSoftware anuncia a contratação de Paulo Vendramini para a nova posição de diretor de Alianças para América Latina. A empresa tem presença direta no México, Colômbia, Argentina, Chile e Peru, além do Brasil *** O GPA passa a oferecer a seus funcionários o Gympass Corporate, que possibilita o acesso a diversas modalidades esportivas *** A Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP) da Fundação Getulio Vargas lançou uma ferramenta para acompanhar a situação fiscal do Governo Federal. A Bússola Fiscal fica em http://dapp.fgv.br/transparencia-orcamentaria/bussola-fiscal/