Advertisement

Enaserv debate setor de serviços no comércio exterior

Encontro acontece dia 16 de abril em São Paulo.

Negócios Internacionais / 18:01 - 01 de Abr de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Comércio Exterior de Serviços, o Mercado de Todos” será o tema da 10ª edição do Encontro Nacional do Comércio Exterior de Serviços – Enaserv 2019. Promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o encontro, que acontece dia 16 de abril, em São Paulo, reunirá um time de especialistas do setor privado e governo para discutir as principais questões que envolvem o setor. As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas no site www.enaserv.com.br/2019.

Em todas as economias mundiais, Serviços é o principal setor responsável pela atração de novos investimentos produtivos. No Brasil, o setor representa cerca de 73% do Produto Interno Bruto (PIB) e 70% do emprego formal. No entanto, em 2017, segundo dados do MDIC, as exportações deste segmento representaram apenas 13,4% do total exportado pelo Brasil, uma queda em relação a 2016, quando o setor representou 15% do comércio internacional.

Segundo o presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, a política de comércio exterior do novo governo tem gerado expectativa positiva, principalmente em relação às exportações de serviços. “Por isso a ideia do encontro é discutir ações e debater alternativas destinadas a ampliar a competitividade do comércio internacional de serviços, campo que deve estar inserido na agenda do governo e do setor privado para resgatar a produtividade, em razão dos ganhos tecnológicos que este comércio pode proporcionar, afirma Castro.

A expectativa é de um público de cerca de 400 participantes, entre empresários, executivos, autoridades do governo, dirigentes de entidades, consultores e especialistas, corretores e operadores, profissionais de bancos e seguradoras, representantes diplomáticos e comerciais, entre outros.

 

Agrishow movimentará agronegócio

O bom momento vivido pelo agronegócio brasileiro deve continuar em 2019. De acordo com o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil pode obter a segunda maior safra de grãos da história. A estimativa para a safra 2018/2019 é alcançar 233,29 milhões de toneladas, o que significa um aumento de 2,5% ante o período anterior 2017/2018. A manutenção da produção agrícola ressalta o protagonismo e a liderança do segmento tanto na economia nacional como na oferta de alimentos de alta qualidade para todo o mundo.

Para contribuir com esse cenário, a Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. Programada para os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto tem o objetivo de reunir, em um único local, os mais importantes lançamentos em máquinas, equipamentos, implementos, produtos, serviços e tecnologias; discutir os temas mais relevantes para o setor; demonstrar as inovações agrícolas e soluções sustentáveis e integradas para ajudar os pequenos, médios e grandes produtores rurais, agricultores familiares e pecuaristas a melhorar o desempenho de suas atividades, seja na plantação e colheita de diversas culturas ou nas pastagens, com ganhos reais de produtividade, eficiência e economia de recursos naturais e insumos, redução de custos e elevação da rentabilidade.

 

Texbrasil busca negócios no México

Um grupo com representantes das empresas brasileiras Döhler, Scavone, Ober, Suominen e Fibertex está no México para roadshow organizado pela equipe do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).

A missão comercial é voltada para empresas do segmento de tecidos técnicos e nãotecidos e tem como objetivo prospectar clientes. Seu maior diferencial é o modelo de reuniões individualizadas. Para esta edição, cada empresa tem agendada uma média de 10 encontros com parceiros. Entre os quatro dias de duração do roadshow, o grupo de empresários participa de encontros em empresas nas cidades de León, Aguascalientes, Guadalajara, Puebla, Monterrey e Cidade do México.

 

Apex organiza missão à Colômbia

A Apex-Brasil organizará, entre os dias 20 e 24 de maio e 201, em Bogotá (Colômbia), uma Missão de Internacionalização de Empresas. A ação é voltada às empresas que buscam ter operação própria ou desejam abrir um escritório comercial, centro de distribuição, contrato de parceria e assistência pós-venda no país vizinho.

A ação terá foco nos setores tecnologia, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas. A agenda inclui uma série de atividades, tais como: seminário com informações atualizadas sobre o ambiente de negócios colombiano e acordos internacionais vigentes; encontros de negócios com foco na expansão internacional;
palestras com especialistas setoriais; reuniões com prestadores de serviços; e visitas técnicas a empresas instaladas. Os interessados podem se inscrever para participar do processo seletivo até o dia 12/4. O valor a ser investido por empresa é de R$ 500. Não estão incluídas despesas de viagem, traslados e alimentação. Mais informações: apexbrasil@apexbrasil.com.br

 

Contato com o colunista: pietrobelliantonio0@gmail.com

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor