Advertisement

Economia portuguesa cresce mais lentamente em 2018

Internacional / 17 Maio 2018

Lisboa – A economia de Portugal cresceu a uma taxa anual de 2,1% no primeiro trimestre de 2018, segundo estimativa provisória divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em termos trimestrais, o PIB aumentou 0,4%, representando uma desaceleração ante o trimestre anterior. No quarto trimestre de 2017, o PIB crescera 2,4%, com um aumento trimestral de 0,7%.

O INE atribuiu o ritmo mais lento à redução da demanda por exportações. Mas o primeiro-ministro Antônio Costa disse que os números “estavam alinhados com as expectativas”, acrescentando que os resultados de Portugal foram compatíveis com uma desaceleração geral na Europa.

De fato, a União Europeia também anunciou na terça-feira uma estimativa provisória sobre os dados do PIB do primeiro trimestre. A agência Eurostat revelou que os países da zona do euro registraram um crescimento trimestral de 0,4%, o mesmo que Portugal, mas atingiram 2,5% anualmente.

O primeiro-ministro português disse aos jornalistas em Odivelas, onde estava visitando um quartel do exército, que “o governo espera que a economia tenha um melhor resultado para o trimestre em curso”. Lisboa prevê um crescimento do PIB de 2,3% para o ano, um pouco inferior aos 2,7% do ano passado.

Agência Xinhua