Drywall em destaque na Casacor-SP 2019

A versatilidade do produto é apresentada em vários ambientes da mostra.

Empresas / 22:41 - 9 de jul de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

O uso do Drywall tem sido uma grande aposta. Os arquitetos Otto Felix, Gustavo Pachoalim, Rafa Marques e Anete Weber exploram a flexibilidade do gesso acartonado em projetos assinados para a Casacor São Paulo 2019 – em exposição até o dia 4 de agosto.

O Drywall da Knauf do Brasil, multinacional alemã referência mundial em sistema de construção a seco, por exemplo, é utilizado no pergolado do projeto de uma casa de campo de 250 m² assinado por Otto Felix. De forma inusitada, o arquiteto substituiu as vigas de madeira pelas chapas ST e Aquapanel para a construção dos pilares, que ganharam cobertura de vidro, permitindo a entrada de luz solar e criando uma brincadeira interessante de luz e sombra. Além disso, seu uso garantiu mais leveza à estrutura do projeto - na comparação com o uso da madeira, e também permitiu uma execução mais fácil e rápida.

Quando desenhei esse projeto, idealizei uma casa de campo minimalista e contemporânea. Queria que o ambiente fosse monocromático e que os pilares tivessem uma textura de parede, o que eu não conseguiria com a madeira. O Drywall permitiu a execução do projeto como imaginei”, explica Otto.

No projeto arquitetônico de Gustavo Pachoalim, que assina o restaurante que é ponto de encontro dos visitantes da Casacor SP 2019, o uso do Drywall trouxe tecnologia de ponta e design único ao ambiente. As chapas do sistema Heradesign, da Knauf AMF, fabricadas com fibras de madeira, oferecem ainda mais personalidade ao projeto. Outro ponto importante para a sua escolha no restaurante é o alto poder de absorção sonora, que proporciona conforto acústico, e a resistência ao fogo. Além disso, por serem compostas de madeira, água e magnesita, elementos naturais e ecológicos, a chapa é sustentável – um dos pilares do evento deste ano.

Já no projeto das arquitetas Rafa Marques e Anete Weber, o ambiente apresenta uma sala de estar com cozinha americana com estilo moderno e descolado, mas ao mesmo tempo aconchegante. Chamado de “Living Gourmet”, o projeto assinado pelo escritório WN Arquitetura, utiliza chapas de Drywall ST da Knauf para criar do zero toda a estrutura do ambiente.

Essa é a 33ª edição da Casacor SP, considerada a maior mostra de arquitetura e decoração da América Latina. O tema deste ano é “Planeta Casa”, conceito que aborda a tendência do lar como um universo particular e que é baseado em três pilares: sustentabilidade, tecnologia e afetividade. Pilares que observados nos projetos arquitetônicos do evento e também na escolha de cada material utilizado nos ambientes.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor