Diário Matinal Coinvalores: Previdência e privatizações em pauta

Boletim Focus dessa semana não trouxe grandes novidades, com ajustes marginais em projeções de inflação e câmbio para este e próximo ano.

Opinião do Analista / 11:52 - 9 de set de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Bom dia!

.

Previdência e privatizações em pauta - O Boletim Focus dessa semana não trouxe grandes novidades, com ajustes marginais nas projeções de inflação e câmbio para este e o próximo ano. Para 2020 também houve redução na estimativa para o PIB, de 2,10% para 2,07%. O IPC-S desacelerou para 0,15% na primeira leitura do mês, com queda na tarifa de eletricidade residencial e no preço dos alimentos. Já no campo político, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, busca apoio para colocar a PEC da Previdência em votação na quarta-feira. A entrevista de Paulo Guedes ao Valor Econômico, onde defendeu a privatização de todas as estatais, deve ter impacto limitado, haja vista a morosidade do governo no encaminhamento de novas propostas.

.

China no radar com dados fracos e estímulos - Na Ásia, o pregão foi mais positivo, com o anúncio da redução dos depósitos compulsórios na China, que devem liberar o equivalente a US$ 126 bilhões para serem emprestados, em uma tentativa do Banco Central chinês de combater a desaceleração causada principalmente pela disputa comercial com os EUA. O anúncio veio na esteira de dados bem fracos da balança comercial chinesa, o que impede uma reação mais positiva dos investidores, já que o pano de fundo ainda é de muitas incertezas para o futuro da economia global. Tanto que o otimismo asiático não chegou nas Bolsas europeias, que operam próximas da estabilidade nessa segunda, com alguns índices mais pressionados, como o FTSE 100 de Londres, que repercute as incertezas acerca do Brexit, com o ministro francês das relações exteriores colocando mais lenha na fogueira, se mostrando contrário a uma nova extensão no prazo para saída do Reino Unido da UE. Na Alemanha, os dados da balança comercial de julho vieram acima do esperado, com destaque para a elevação de 3,8% nas exportações na comparação anual. A Bolsa local opera em leve alta. Bancos centrais serão destaque nos próximos dias, com reunião do BCE na quinta e do Fomc na próxima semana.

.

BB (BBAS3) confirma que estuda alternativas na área de mercado de capitais - Após notícias que davam conta de uma negociação entre o banco e o UBS, para a formação de um banco de investimentos em conjunto com atuação aqui no Brasil, o BB divulgou fato relevante dizendo apenas que "vem analisando alternativas para incrementar sua atuação no segmento de mercado de capitais, o que pode incluir a reorganização da estrutura de seu banco de investimentos e eventual constituição de parcerias complementares à sua atuação nesse mercado". O banco, no entanto, não confirmou com quem tem negociado essas parcerias. Isso deve manter os papéis do banco no campo positivo no curto prazo.

.

Bons negócios!

.

Coinvalores

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor