Da revogação do Acordo Ortográfico ao som alto

Iniciativas importantes do Congresso se perdem em meio a inutilidades e falta de prioridade.

Fatos e Comentários / 19:00 - 3 de set de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Foi cancelado debate da Comissão de Educação da Câmara, previsto para esta quinta-feira, sobre a possibilidade de revogação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que está em vigor há dez anos. O debate foi pedido pelo deputado Dr. Jaziel (PL-CE), que assim o justificou. “No Brasil, aproximadamente 0,4% das palavras sofreram modificações. Após uma década de efetividade, o presidente Jair Bolsonaro expressou a possibilidade de revogação desse acordo. Antecipando o debate, sugiro essa discussão para elaboramos uma proposta de lei que altere esse decreto”, justificou o deputado.

Longe da coluna querer menosprezar o Congresso, mas o debate sobre a revogação do Acordo Ortográfico é um exemplo da falta de prioridade dos parlamentares. Como se a Comissão de Educação, diante dos cortes de verbas para universidades e cancelamento de bolsas, não tivesse assuntos mais urgentes.

Vejamos outros temas da pauta da Câmara desta semana: debate da implantação da avaliação biopsicossocial da deficiência; prioridade para crianças e idosos em consulta oftalmológica no SUS; couvert artístico opcional em bares e restaurantes; criação do Dia Nacional da Natação; proposta que cria laboratório de inovação do Ministério Público; sinalização refletiva em caçambas de entulhos; pré-requisitos para a profissão de turismólogo; nível superior para intérprete de Libras; e projeto que proíbe som alto no transporte coletivo e nos prédios públicos.

Por outro lado, há questões fundamentais na pauta da Câmara: seminário debate questões relacionadas a soberania nacional e privatizações; comissão sobre saneamento básico realiza audiência nesta quinta; e debate sobre produção audiovisual. A questão é priorizar o essencial, conseguindo maior velocidade na tramitação, e evitar os projetos que só servem para constar nos currículos dos proponentes.

 

Reconhecimento de fora

A Petrobras – esta empresa que acusam de ter sido quebrada pela corrupção e incapaz de desenvolver o pré-sal – recebeu um dos prêmios mais importantes da indústria de petróleo e gás, concedido pelo capítulo brasileiro da Offshore Technology Conference (OTC Brazil), pela série de inovações desenvolvidas durante o Teste de Longa Duração do campo de Libra (TLD), na Bacia de Santos.

 

Questão de prioridades

O procurador-geral da Fazenda Nacional, José Levi Mello do Amaral Júnior, diz que o estoque total da dívida ativa da União está em R$ 2,2 trilhões, devidos por 4,5 milhões de pessoas físicas e jurídicas; 2/3 desse montante são classificados como C/D (difíceis de serem recuperados).

Assim, algo em torno de R$ 730 bilhões estão na classificação A/B, as dívidas mais prováveis de serem recuperadas. O montante equivale ao quanto o governo espera tungar da Previdência nos próximos dez anos com a reforma.

 

Fator Globo

Apesar de não ter time do Rio ou SP, a audiência dos jogos das quartas de final da Copa do Brasil manteve a média dos anos anteriores nas duas maiores metrópoles do país (dado Kantar-Ibope Media). Então, por que Flamengo e Corinthians recebem cotas 9 vezes maiores?

 

Rápidas

Paulo Guedes faz palestra para empresários em Fortaleza, nesta quinta, às 13h, no Espaço Coco Bambu por Toca. O ministro falará sobre “A Nova Economia do Brasil – O Impacto para a Região Nordeste” *** A procuradora de Justiça do Rio de Janeiro Cristina Costa lança, neste sábado, em sessão de autógrafos na Bienal do Livro, a obra Encruzilhadas (Chiado Books) *** A educadora Andrea Ramal, doutora pela PUC-Rio, faz tarde de autógrafos da terceira edição do livro Redação Excelente! Para Enem e Vestibulares nesta quinta-feira, no pavilhão 4 da Bienal, a partir das 15h30 *** Carlos Ribas e Chico Araújo cantam sucessos do Roupa Nova sexta-feira, 19h30, no Caxias Shopping *** Prossegue nesta quarta a Bio Latin America Conference 2019, no Grand Hyatt Hotel (SP). Gabriel Di Blasi, da Di Blasi, Parente & Associados, mediará o painel “Track Perspectivas – Propriedade intelectual como motorista para o crescimento econômico e empreendedorismo” *** Nesta sexta-feira, a partir das 12h, Prislla DJ apresenta Jazz & Bossa Nova no Yndú Beach Lounge *** A Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica se apresentará domingo, às 17h, no Carioca Shopping, com regência do maestro Felipe Prazeres.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor