Crianças de hoje terão saúde pior que os mais velhos

No Reino Unido, idosos alcançam mais tempo de vida saudável; nascidos esta década não terão a mesma sorte.

Fatos e Comentários / 20:34 - 17 de jan de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Estatísticas do Office for National Statistics, ONS (o IBGE britânico) mostram que os habitantes do Reino Unidos com 65 anos estão vendo sua expectativa de vida saudável aumentar: desde 2009, homens na Inglaterra e no País de Gales com 65 anos ganharam 31,5 semanas de vida e 33,5 semanas de vida saudável, respectivamente. Mulheres da mesma idade ganharam 17,4 semanas de vida e 23,3 semanas de vida saudável no mesmo período.

Mas, se por um lado os dados constatam que os mais velhos estão vivendo melhor, por outro as estatísticas revelaram que as crianças nascidas hoje provavelmente gastarão uma proporção maior de suas vidas com problemas de saúde do que seus avós. Além disso, os acréscimos na expectativa de vida serão substancialmente menores do que os que obtiveram os nascidos alguns anos antes, na primeira década do século XXI.

Pode não ser uma explicação, mas um dado levantado em 2018 pelo FMI merece ser lembrado: nos anos que antecederam a crise mundial, a pobreza relativa dos jovens (entre 18 e 24 anos) e idosos (aqueles com mais de de 65) era semelhante. Com a crise, houve um aumento significativo no risco de pobreza relativa para os jovens, que sofrem mais com o desemprego.

 

Balbúrdia máxima

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) voltou a pedir à Receita Federal do Brasil providências que resolvam os problemas de instabilidade no sistema da instituição, especialmente ao Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Na tarde da última quarta-feira, a Receita tinha informado que a situação seria normalizada até as 20h do mesmo dia; no entanto, segundo o Conselho, as inconsistências continuam.

Desde 10 de janeiro, contadores relatam lentidão e indisponibilidade de atividades, principalmente em ações como a pesquisa da situação fiscal das empresas e pessoas físicas; o acesso à caixa postal; a retirada de certidões de regularidade fiscal das empresas; e a impossibilidade de confirmação de pagamentos por meio de DAS.

Na quinta-feira, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informou que a previsão é que os serviços sejam restabelecidos gradativamente até este domingo. O CFC alerta que a situação é caótica, considerando que as empresas têm até o dia 31 para solicitar enquadramento no regime tributário do Simples Nacional. Por isso, a entidade o Conselho solicita mais prazo para o Simples, caso a instabilidade persista.

Em dezembro, o CFC reclamara sobre problemas nos sistemas da Caixa Econômica Federal. Dificuldades no ambiente Conectividade ICP foram denunciadas por profissionais da contabilidade. O sistema chegou a ficar fora do ar durante todo um dia.

Ambos os casos entram para a lista de efeitos concretos da política de Estado mínimo.

 

Terra arrasada

Roberto Alvim não é um acidente de percurso. Usando a mesma tática de Viktor Orbán na Hungria, Bolsonaro coloca os menos capacitados para ter certeza de que Cultura, Educação e Direitos Humanos não sobrevivam.

 

Rápidas

Começa nesta segunda o Tap In Rio, sob direção dos sapateadores Adriana Salomão e Steven Harper. O evento reúne artistas de todo Brasil e do exterior, até dia 25. Mais em tapinrio.com.br *** Todos os dias, ruas e praças do Porto Maravilha passam por limpeza pesada com água de reuso oriunda das cisternas dos túneis Marcello Alencar e Rio 450, na cidade do Rio de Janeiro *** A Tarde Dançante do Carioca Shopping volta dia 27, das 15h às 19h *** A Marinha do Brasil abrirá, na segunda quinzena de fevereiro, processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário (SMV) para oficial superior temporário nas áreas de Ciência e Tecnologia, Medicina e Magistério. Serão 34 vagas para atuação no Rio de Janeiro, para ambos os sexos. Informações: sspm.ingresso@marinha.mil.br *** A banda Layout 80 fará show no Caxias Shopping dia 24 com um Tributo Legião Urbana, às 19h30 *** O Passeio Shopping apresenta a Tarde Dançante com Helô Reis, dia 25, das 17h às 20h ***O Hospital São Lucas, em Copacabana, é o primeiro no Rio de Janeiro e o terceiro no Brasil a receber a Certificação de Serviços de Enfermagem da IQG. O selo é um reconhecimento de que a equipe de enfermagem do hospital é uma das mais eficazes e seguras do país *** A coluna aproveita o feriado no Rio, nesta segunda-feira, e dá um descanso de uma semana aos pacientes leitores.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor