Advertisement

Crescimento de comércio da China conta com forte suporte em 2019, diz ministério

Importações e exportações da China entre janeiro e meados de novembro deste ano ultrapassaram o volume anual de 2017

Internacional / 06 Dezembro 2018

O Ministério do Comércio da China anunciou nesta quinta-feira que o crescimento do comércio exterior do país em 2019 terá forte suporte, apesar dos desafios externos.

Como o país continua promovendo a reforma estrutural no lado da oferta, a estrutura das exportações e importações da China será mais otimizada, enquanto o crescimento potencial de importações será estimulado, apontou Gao Feng, porta-voz da pasta, em uma entrevista coletiva semanal.

Segundo Gao, apesar das incertezas externas, como protecionismo e unilateralismo, que adicionarão desafios ao crescimento do comércio no próximo ano, a tendência de globalização econômica continua inalterada e a demanda dos grandes mercados continua expandindo.

As importações e exportações da China entre janeiro e meados de novembro deste ano ultrapassaram o volume comercial anual de 2017, um aumento de quase 15% em termos anuais, segundo dados alfandegários.

Os dados comerciais entre janeiro e outubro indicaram que a diversificação do mercado de comércio do país foi acelerada e, por isso, flutuações em certos mercados terão impactos limitados sobre o crescimento de comércio geral, segundo Gao.

Para os primeiros 10 meses deste ano, o comércio exterior da China com União Europeia, EUA, países da Asean e Japão, que representa respectivamente 14,7%, 13,7%, 12,7% e 7,1% do total, cresceu 12,9%, 12%, 18,5% e 10,6% em termos anuais.

 

Agência Xinhua