Consumo fraco mantém inflação artificialmente baixa

Empresas não conseguem repassar aumento dos custos, o que leva a fechamentos e menos empregos.

Fatos e Comentários / 19:37 - 1 de jul de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Enquanto a inflação ao consumidor deve ter ficado negativa em junho, o índice ao produtor segue em alta. Na última coleta do índice (entre 21 de maio e 20 de junho) apresentou inflação de 1,15% em 30 dias. Estes custos, se não repassados ao consumidor final, diminuem as margens das empresas. “Quando o descolamento é sistemático, há risco de que os participantes tenham suas atividades inviabilizadas e sejam expulsos mercado”, explica a Mapfre Investimentos.

Há duas possibilidades para o médio prazo, na avaliação da consultoria: ou a economia deixa para trás a anemia em que se encontra e os varejistas conseguem repassar o aumento dos custos, ou os custos ao produtor começam a ceder, dando sobrevida aos produtores e varejistas. “Caso nenhum destes cenários se consolide, devemos continuar assistindo à saída de ofertantes nas esferas produtiva e varejista.”

Tradução: economia andando para trás.

 

Turismo virtual

Sete em cada dez cariocas já compraram produtos turísticos pela internet, revela pesquisa com 2 mil moradores da cidade do Rio de Janeiro, feita por telefone, para entender os hábitos de consumo virtual de viagens e afins.

Não é coisa de jovem: um terço dos que viajaram pela rede têm mais de 50 anos. A maior parte dos cariocas recorre a agências virtuais (35%), vindo a seguir sites de reserva de hotéis (27%), das empresas aéreas (23%) e de programas de milhagem (15%).

A pesquisa, feita pelo Portal Consultoria em Turismo, Escola Técnica de Turismo Cieth, Fundação Cesgranrio e a Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, com o apoio da Sergio Castro Imoveis, foi realizaram de 14 a 29 de junho e coordenada pelo professor Bayard Boiteux. A margem de erro é de 2,2%.

 

Mestre das cores

Chegaram a dizer a Walter Firmo que ele “fazia um desserviço à verdade jornalística”, por manipular as emoções dos leitores. Mas também por isso ele foi sendo requisitado pelos repórteres. “Eu mostrava uma outra vertente, uma outra verdade. A verdade nunca é uma só”, explica o fotógrafo de 82 anos de nascimento, que há quase 65 contribui com seu olhar para a Fotografia.

A exposição Reinventando Firmo será a primeira do artista em muitos anos com inéditas. A série de Paris divide espaço com os clássicos retratos coloridos que deram fama mundial a Firmo, reconhecido em diversas listas como um dos maiores fotógrafos do mundo.

A mostra entrou em cartaz na Galeria Indoor, no bairro do Flamengo, Zona Sul carioca. Todas as obras expostas na galeria estão à venda. Eventos de portas abertas acontecem sempre na abertura e encerramento das exposições, além de algumas outras datas agendadas pelos organizadores. Fora isso, as visitas devem ser agendadas pelo telefone: (21) 99638-0418.

 

Sina

Pelo LIDE, Dória condecorou André Esteves, e André foi preso. Depois condecorou Eike Batista, e Eike foi preso. Depois condecorou Marcelo Odebrecht, e Marcelo foi preso. Depois condecorou Michel Temer, e Michel foi preso. Agora, por SP, Dória condecora Sérgio Moro. Mirando 2022?

 

Rápidas

A Novartis anuncia Renato Carvalho como novo presidente no Brasil, substituindo Alexandre Gibim, que assumiu funções internacionais dentro da companhia *** O XI Fórum de Desenvolvimento das Lideranças Empresariais na Saúde acontecerá nesta quarta, às 19h, na FGV do Rio. Inscrições: educacao-executiva.fgv.br/rj/rio-de-janeiro/eventos/xi-forum-de-desenvolvimento-das-liderancas-empresariais-na-saude?geo-popup=hide *** O espetáculo Sítio do Picapau Amarelo abre a temporada de julho do projeto Teatrinho Infantil do Passeio Shopping neste sábado, às 14h *** Até 8 de julho, o Shopping Grande Rio arrecadará livros para os alunos do Instituto Reação, do ex-judoca brasileiro Flávio Canto. Servem publicações novas ou usadas, de literatura infantil e infanto-juvenil, em bom estado de conservação *** A dança e música charme é a grande protagonista do espetáculo People, que estreia no dia 5, às 20h, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, situado no Teatro Angel Viana, na Tijuca *** O Carioca Shopping realiza o “Esquenta de Arraiá”, dias 5, 6 e 7, com música sertaneja, forró e animação infantil, com direito a corrida de saco e ovo na colher *** A Mostra Cine Cultura ACRJ exibe o filme Como Era Gostoso o Meu Francês (1972) no próximo dia 16, às 18h, na Associação Comercial do Rio.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor