Comércio exterior da China aumenta 3,9% no primeiro semestre

Comércio geral aumentou anualmente 5,5% e respondeu por 59,9% do comércio total, 0,9 ponto percentual a mais que em 2018.

Internacional / 11:36 - 12 de jul de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

O comércio exterior da China se manteve estável no primeiro semestre ao crescer 3,9% em termos anuais, informou nesta sexta-feira a Administração Geral das Alfândegas.

Ele somou 14,67 trilhões de iuanes (US$ 2,14 trilhões) de janeiro a junho, quando as exportações aumentaram 6,1%, e as importações, 1,4%.

O superavit comercial da China cresceu 41,6% anualmente, para 1,23 trilhão de iuanes no mesmo período.

O mix comercial do país continuou melhorando no primeiro semestre com o comércio geral crescendo em volume e em proporção. O comércio geral aumentou anualmente 5,5% e respondeu por 59,9% do comércio total, 0,9 ponto percentual a mais que em 2018.

As empresas privadas ganharam terreno em manter o crescimento comercial da China, contribuindo com 6,12 trilhões de iuanes do comércio de janeiro a junho, alta de 11% na base anual.

O ritmo de crescimento do comércio no centro e no oeste do país superou o resultado total. Doze regiões provinciais do oeste tiveram alta de 14% durante o período.

O comércio exterior da China no primeiro semestre progrediu constantemente e atingiu desenvolvimento de qualidade, disse Li Kuiwen, porta-voz da Administração.

Além dos desafios do complexo ambiente mundial, o comércio exterior da China é ainda dominado por melhoria duradoura, com estrutura comercial se otimizando continuamente e forças motrizes mudando mais rapidamente, acrescentou Li.

 

Agência Xinhua

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor