Advertisement

China multa três farmacêuticas por monopólio

Empresas são os únicos três fabricantes de ácido acético glacial no mercado chinês; fixação de preços perturbou ordem do mercado, elevou custos das farmacêuticas e afetou as pessoas que

Internacional / 07 Dezembro 2018

A China impôs na quinta-feira uma multa pesada a três fabricantes nacionais de medicamentos por violar as regras antimonopólio.

As autoridades impuseram uma multa de 12,83 milhões de iuanes (US$ 1,87 milhão), incluindo o confisco de receitas ilegais, a três produtores de ácido acético glacial, uma droga bruta utilizada na elaboração do líquido de hemodiálise, informou a Administração Estatal de Regulamento do Mercado em um comunicado publicado online.

A multa foi anunciada depois de uma investigação de diversos meses por parte da administração, que descobriu que as três companhias tinham violado as regras antimonopólio do país.

As empresas são os únicos três fabricantes de ácido acético glacial no mercado chinês. Sua fixação de preços perturbou a ordem do mercado, elevou os custos das empresas farmacêuticas e afetou as pessoas que requerem de hemodiálise, de acordo com o documento.

Segundo o texto, depois da investigação, as três empresas reajustaram seus preços a um nível competitivo e se comprometeram a garantir o fornecimento.

 

Agência Xinhua