China elevará preços de combustíveis no varejo

As três maiores empresas petrolíferas do país receberam o pedido para manter a produção e facilitar o transporte para garantir fornecimento.

Internacional / 13:07 - 2 de dez de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma anunciou hoje que a China elevará os preços no varejo da gasolina e do diesel a partir desta terça-feira.

De acordo com o mais alto órgão de planejamento econômico do país, com base nas mudanças recentes dos preços internacionais do petróleo, os preços no varejo da gasolina e do diesel serão elevados em 55 iuanes (US$ 7,83) e 50 iuanes por tonelada, respectivamente.

Sob o atual mecanismo de precificação, se os valores internacionais do petróleo bruto flutuarem em mais de 50 iuanes por tonelada e mantiverem esse nível por 10 dias úteis, os preços dos produtos petrolíferos refinados como a gasolina e o diesel na China serão consequentemente reajustados.

As três maiores empresas petrolíferas do país, China National Petroleum Corporation, China Petrochemical Corporation e China National Offshore Oil Corporation, receberam o pedido para manter a produção e facilitar o transporte para garantir o fornecimento estável.

O órgão declarou que monitorará de perto os efeitos do atual mecanismo de precificação e fará aperfeiçoamentos em resposta às flutuações globais.

 

Agência Xinhua

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor