China e EUA realizam exercícios militares conjuntos de resgate e alívio de desastres

Internacional / 14 Novembro 2017

Exércitos da China e dos EUA iniciaram exercícios conjuntos de alívio humanitário e resgate pós desastres em Portland, Oregon, na Costa Oeste dos EUA.

O evento, marcado de 13 a 20 de novembro, será realizado em três fases em Portland, a maior cidade em Oregon, com os primeiros três dias concentrados em intercâmbios e discussões de mesa antes de quatro dias de exercícios de posto de comando e manobras em campo contra o contexto de inundação e outros desastres climáticos.

Nesta fase, 35 representantes de ambos os lados instalarão um centro de coordenação multinacional para simular operações humanitárias e de alívio e resgate de desastres em um terceiro país.

Estas atividades seguirão procedimentos de operação de padrão para resgate e alívio por tropas multinacionais adotado em reunião dos ministros de defesa da Associação das Nações do Sudeste Asiático.

Durante os exercícios conjuntos, tropas do Comando do Teatro Sul do Exército de Libertação Popular e o Exército dos EUA Pacífico e sua Guarda Costeira praticarão o resgate com helicóptero na superfície de água, operações de resgate em espaço apertado e construção rápida de pontes flutuantes.

Os intercâmbios e exercícios militares desta semana são parte de programas de intercâmbio institucionais entre a China e os EUA.

Desde que o programa foi lançado em 1997, mais de 400 pessoas dos dois lados participaram de diversas atividades de intercâmbio e 13 sessões de discussões de mesa, cinco exercícios de posto de comando e quatro manobras de campo foram realizados.

Tais intercâmbios ajudaram os exércitos chineses e dos EUA a aprendem um com o outro sobre experiências de alívio humanitário, e desempenharam um importante papel para aprofundar a cooperação prática entre a China e os EUA.

 

Agência Xinhua