Advertisement

China: companhias listadas avaliam positivamente desempenhos em 2018

Computação, comunicações e fabricação de equipamentos eletrônicos foram os setores que mais implacaram estimativa de aumento de lucro.

Internacional / 13:30 - 11 de Jan de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Cerca de 1.300 companhias listadas nos mercados acionários de Xangai e Shenzhen publicaram seus informes de desempenho, com 65% dos reportes prevendo aumento do lucro em 2018, segundo o "China Securities Journal".

O jornal citou na reportagem que 137 dessas companhias têm previsão de ter seu lucro líquido duplicado.

Os setores de computação, comunicações e fabricação de equipamentos eletrônicos foram os que mais implacaram empresas com estimativa de aumento de lucro. As empresas dos setores químico e de maquinária também tiveram previsões de lucro satisfatórias, visando a que o foco contínuo da China na reestruturação industrial tem lidado com o excesso de produção e promovido o aumento dos preços dos produtos industriais.

Analistas apontaram que apoio do governo ao empreendedorismo e inovação promoveu maior estímulo para as companhias tecnológicas e startups, permitindo que sobrevivessem e crescessem mesmo em meio a pressão para baixo da macroeconomia. O desempenho das companhias listadas é considerado como o principal termômetro da economia chinesa, que registrou crescimento estável de 6,7% em termos anuais nos primeiros três trimestres de 2018, superando a meta anual de 6,5%.

 

Agência Xinhua

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor