Advertisement

Cerca de 70% das vendas em redes sociais no Brasil são via Instagram

Em 2017 foi diferente: o Facebook foi responsável por quase 71% das transações

Informática / 17 Dezembro 2018

A Nuvem Shop, plataforma de e-commerce argentina, realizou um levantamento que revela que, no último trimestre, cerca de 70% das vendas originadas pelas redes sociais foram realizadas via Instagram, enquanto 27% ocorreram por meio do Facebook. O estudo mostra que mais de 24% das transações são realizadas por intermédio das redes sociais. Desse total, 17% são convertidos em receita. Em comparação ao mesmo período de 2017, houve crescimento de quase 4% das transações por meio destes canais.

O levantamento aponta ainda que, no mesmo período de 2017, o cenário era diferente: o Facebook era responsável por quase 71% das transações, ganhando do Instagram, com apenas 26,5%. O estudo considerou todas as compras viabilizadas por canais digitais como Facebook, Instagram, Youtube e Pinterest.

Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais usuários no Instagram, perdendo apenas para os Estados Unidos. E, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esta é a rede social que mais cresce no mundo, contando atualmente com mais de 500 milhões de contas. De acordo com a entidade, a rede social de fotos tem em média 1,5 bilhão de curtidas por dia, além de ser 15 vezes mais interativa do que o Facebook e contar com o perfil de mais de 1.400 grandes marcas.

O cofundador da plataforma, Alejandro Vazquez, destaca que a compra por meio desses canais é uma forte tendência no mercado de vendas online, especialmente pela tendência de migração dos consumidores dos computadores tradicionais para os dispositivos móveis. “Observamos que as redes sociais estão cada vez mais presentes no cotidiano da maioria das pessoas. Por isso, a venda por meio desses canais só tende a crescer e é uma estratégia utilizada por muitos lojistas, já que, através de anúncios realizados tanto pelo Instagram, quanto pelo Facebook, é possível direcionar conteúdos e, principalmente, entender e atingir os interesses dessas pessoas”, explica.

O estudo mostra que as vendas por meio das redes sociais, via dispositivos móveis (91,4%), ultrapassaram com folga o desktop em 2018 (8,6%). Em comparação ao mesmo período do ano passado, as transações via desktop representavam 79,8% e mobile 20,2%.