Candidatos disputam liderança do Partido Conservador no Reino Unido

Novo líder deve ser escolhido no fim de julho, como também deve assumir o cargo de primeiro-ministro.

Internacional / 12:03 - 11 de jun de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Candidatos iniciaram suas campanhas para competir ao cargo de líder do Partido Conservador do Reino Unido. Eles estão apresentando as perspectivas sobre a saída do país da União Europeia e pedindo apoio.

O partido começou a aceitar candidaturas para o cargo nessa segunda-feira (10). A disputa ocorre após a primeira-ministra Theresa May ter renunciado como líder da legenda e manifestado a intenção de renunciar ao cargo de primeira-ministra.

Lvantamento feito por uma revista com integrantes do partido, no início deste mês, revelou que o ex-secretário de Estado para Assuntos Exteriores Boris Johnson, um defensor linha-dura do Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia), é o grande favorito para o cargo, com 42% das intenções de voto, seguido pelo secretário do Meio Ambiente, Michael Gove, com 12%.

A primeira votação dos membros do Partido Conservador na Câmara dos Comuns vai ocorrer quinta-feira. Por meio de sucessivas rodadas de votação, os candidatos serão reduzidos a dois, que competirão na última etapa pelos votos de aproximadamente 120 mil membros da legenda.

O novo líder deve ser escolhido no fim de julho, como também deve assumir o cargo de primeiro-ministro.

 

Agência Brasil, com informações da NHK

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor