Brasil sedia debate internacional sobre carteis
Cade seleciona interessados em participar
Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor
O Brasil sediará o evento ICN Cartel Workshop, que ocorrerá entre os dias 7 e 10 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR). O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) está selecionando representantes do setor privado (Non-Governmental Advisors - NGA) para participar da edição de 2019 do International Competition Network (ICN) Cartel Workshop.
Os interessados deverão enviar e-mail para 2019icncartelworkshop@cade.gov.br até o dia 26 de agosto. De acordo com a assessoria do Cade, é necessário informar o nome do evento no campo “Assunto” e apresentar as razões para a sua candidatura.
Os principais critérios de seleção a serem utilizados pelo Cade serão: as contribuições dos candidatos aos trabalhos da ICN no cartel working group; e a adequação do perfil e da experiência profissional ao tema a ser debatido no evento.
Adicionalmente, a avaliação do Cade pode levar em conta uma maior diversidade de participação e de gênero no evento, em linha com os critérios utilizados pela ICN para a definição de palestrantes.
Carteis
Os carteis podem ser definidos de forma mais didática como uniões secretas ou não oficialmente divulgadas entre empresas concorrentes para ajustar o preço de suas mercadorias de modo a manter o interesse e evitar a perda de lucros em razão da disputa de mercado. Trata-se de uma prática considerada ilegal no contexto legislativo de praticamente todos os países, apesar de ser praticada.
Para obter mais informações sobre o evento, acesse https://icncartelworkshop2019.cade.gov.br/.Para esclarecer dúvidas sobre a seleção entre em contato pelo e-mail 2019icncartelworkshop@cade.gov.br.
Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor