Advertisement

Bovespa encerra em alta de mais de 1%

Mercado Financeiro / 16 Maio 2018

Ganhos nas ações da Vale e Petrobras puxaram para cima o principal índice de ações da B3 que fechou em alta nesta quarta-feira (16). Índice subiu 1,65%, a 86.536 pontos. Na contramão estavam as ações da Eletrobras que caíram após divulgação de balanço.

O pano de fundo um viés mais negativo a ativos de risco no exterior, com agentes financeiros também na expectativa da decisão do Copom sobre a taxa de juros no Brasil.

As ações da Petrobras e Vale subiram perto de 2% e deram o principal suporte para a alta do índice. Beneficiadas pelas commodities, pela valorização do dólar e por questões específicas, os papéis têm atraído grande volume de investidores e representam, juntas, 38% do giro financeiro do índice neste pregão, segundo o Valor Online.

Os papéis do Itaú e do Bradesco também subiram, ajudando a sustentar o índice.

Projeto de privatização da Eletrobras

Já a Eletrobras se destacou entre as perdas, em torno de 2%, após a companhia divulgar que seu lucro líquido caiu 96% no primeiro trimestre.

O projeto de lei sobre a privatização da Eletrobras atualmente em tramitação no Congresso Nacional pode estar aprovado em um prazo de até 75 dias, disse nesta quarta-feira o presidente da companhia, Wilson Ferreira, durante teleconferência com investidores e analistas.

O executivo defendeu ainda que os negócios de geração e transmissão da estatal estão “em muito boa condição” e que a companhia se tornará mais lucrativa e sustentável assim que conseguir concluir a privatização de suas seis distribuidoras de energia, que somaram prejuízo de R$ 1,9 bilhão no primeiro trimestre.

Ele acrescentou que a empresa aguarda posicionamento do Tribunal de Contas da União (TCU) para agendar o leilão de venda das distribuidoras, que poderia acontecer em junho. Nessa hipótese, a assinatura dos contratos para transferência definitiva das empresas para os compradores poderia ocorrer até 25 de setembro.