Advertisement

Bota o topete dele na parede novamente

Fatos & Comentários / 12 Junho 2018

No artigo de Yanis Varoufakis comentado ontem por esta coluna, o ex-ministro da Economia da Grécia também faz uma análise da situação interna do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Muita gente acredita que, em 2020, estará livre do político de topete. Varoufakis discorda. “A administração Trump está construindo um substancial impulso econômico internamente. Primeiro, ele conseguiu passar cortes nos impostos de renda e das corporações que o establishment republicano não poderia imaginar nem em seus sonhos mais loucos alguns anos atrás. Mas isto não foi tudo. Nos bastidores, Trump surpreendeu Nancy Pelosi, a líder dos democratas na Câmara dos Deputados, aprovando cada programa social que ela pediu a ele. Como resultado, o governo federal está executando o maior déficit orçamentário da história da América, quando a taxa de desemprego é inferior a 4%.”

E assim Trump vai tocando sua bandinha: “O que quer que se pense desse presidente, ele está distribuindo dinheiro não apenas para os mais ricos, que, claro, recebem a maior fatia, mas também para muitas pessoas pobres. Com um emprego comprovadamente forte, especialmente entre os trabalhadores afro-americanos, a inflação sob controle e o mercado de ações ainda ativo, Donald Trump tem sua frente coberta enquanto viaja para terras estrangeiras para confrontar amigos e inimigos”, ironiza Varoufakis, no artigo publicado no britânico The Guardian.

No que conclui a coluna: para derrotar o topetudo, os democratas devem esquecer os nomes do establishment, como Hillary Clinton. Somente ideias novas teriam alguma chance.

 

Mais 49

A rede Megamatte espera passar de 141 unidades em funcionamento para 190 até abril de 2019. Em junho serão abertas duas em São Paulo e três no Rio de Janeiro. O faturamento da rede em 2017cresceu 10% em relação ao ano anterior. Para 2018, a previsão é de incremento de 12%.

 

Amor, bola e quentão

O Saara, reduto do comércio popular carioca, espera um aumento de 30% nas vendas só com a chegada da Copa do Mundo. O Dia dos Namorados e as festas juninas também devem contribuir para o crescimento. “Não só para o carioca, mas para o brasileiro, será uma oportunidade para comprar diversos artigos a preços populares. Já para os comerciantes, as datas serão uma forma de reaquecer a economia após a queda nas vendas causada pela recente greve dos caminhoneiros”, analisa a professora da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio Michele Nunes.

 

A lei é para todos

O relator e o revisor da ação contra Lula no TRF-4 levaram 42 dias entre a relatoria (36 dias) e a revisão (seis dias) das 250 mil páginas do processo. Agora, a intimação eletrônica para que o Ministério Público Federal apresentasse resposta aos recursos do ex-presidente demorou o mesmo tempo: um mês e 12 dias. A defesa de Lula depende da decisão para poder levar o caso às instâncias superiores. Quem sabe em novembro o processo ande...

 

Rápidas

Debate na UFRJ mostrará as origens da crise e as alternativas para a Petrobras. Será nesta quarta, às 17h, no Campus da Praia Vermelha. Os debatedores serão Luiz Pinguelli Rosa (Coppe/UFRJ), Pedro Celestino (Clube de Engenharia), Felipe Coutinho (Aepet), José Maria Rangel (FUP) e Agamenon Oliveira (Senge-RJ) *** A OAB/RJ realizará nesta quarta-feira, a partir das 18h, a palestra “Lavagem de dinheiro sob a ótica da advocacia”. O evento é gratuito e acontecerá na Av. Marechal Câmara, 150, 4º andar, no Centro. Mais informações pelo telefone (21) 2272-2053 *** Para discutir o novo marco regulatório de saneamento básico brasileiro a Fiesp realizará uma oficina nesta quarta-feira, das 14h às 17h30. As palestras serão ministradas por diretores e presidentes das associações e sindicatos do segmento *** Mais cedo, das 9h às 12h30 a Fiesp debate telecomunicações. Entre os temas, regulação e os riscos causados pelo emaranhado de fios nos postes dos grandes centros *** O advogado Paulo Parente Marques Mendes, do escritório Di Blasi Parente & Associados, participa 37ª Conferência Anual da Associação de Marcas das Comunidades Europeias (ECTA), em Atenas, na Grécia, de 13 a 16 de junho *** A Clínica Leve Saúde, na Tijuca, fechou uma parceria com a ONG Presente da Alegria e está aceitando doações de agasalhos para adultos e crianças. A loja fica ao lado do Shopping Tijuca.