Advertisement

Bolsonaro é o candidato de Temer

Ao receber com um largo sorriso no rosto o apoio de “mais de 100 parlamentares” (nas contas deles próprios) do Centrão,...

Fatos & Comentários / 10 Julho 2018

Ao receber com um largo sorriso no rosto o apoio de “mais de 100 parlamentares” (nas contas deles próprios) do Centrão, Jair Bolsonaro assumiu um posto do qual correm os demais políticos: o de candidato do Governo Temer, o mais impopular da história do país. Os deputados e senadores que se ligaram ao presidenciável linha-dura são os que dão aval às políticas de um governo que produziram milhões de desempregados, deixam o país em recessão, tentam estrangular a Petrobras e entregar ao domínio estrangeiro o sistema elétrico e o pouco que resta de inovação (Embraer).

Os integrantes do Centrão sabem cuidar de seus interesses (e isto não significa necessariamente corrupção). Ao se ligar a Bolsonaro, pretendem sobreviver da forma como sempre o fizeram. E abrem o caminho para o aprofundamento do desmonte do país perpetrado por Temer, financiado por grupos que têm seus interesses atendidos. Bolsonaro poderá brincar de mocinho e bandido, mas as áreas sensíveis serão comandadas pelo sistema financeiro internacional. Só há um problema nesta equação: quem votará no candidato de Temer?

 

Desmonte

Uma carta postada em 4 de junho no Rio de Janeiro demorou um mês de seis dias para chegar ao destinatário, na mesma cidade. Contas e faturas são entregues com atraso, às vezes nunca chegam. Conseguiram acabar com um dos melhores serviços do país.

Os Correios vão sedimentando suas perdas: sem receber correspondências, cada vez mais pessoas optam por meios eletrônicos. Assim, uma das poucas fontes de receita certa vai pelo ralo.

 

NF-e 4.0

A partir de 2 de agosto entra em vigor a nota fiscal 4.0, cujo objetivo é simplificar rotinas e aumentar a segurança na transmissão de dados, além de melhorar a fiscalização. “Hoje, para emitir uma NF-e existem dois layouts, o 3.10, que será desativado, e a versão 4.0, disponível desde dezembro de 2017, mas que será obrigatória a partir do próximo mês”, diz Alexandre Wyllie, diretor do Segmento PME da Sage Brasil.

 

Cegonha

A partir do registro de mais de 100 milhões de nascimentos, viu-se que, para recentes recessões nos EUA, a taxa de nascimento começou a cair vários trimestres antes de a crise econômica de fato ocorrer. O levantamento conta do texto econômico “Is Fertility a Leading Economic Indicator?”, divulgado pelo prestigiadíssimo National Bureau of Economic Research no início desse ano.

Ou seja, o comportamento da fertilidade seria mais voltado para o futuro e muito mais sensível a mudanças nas expectativas sobre a economia do que se pensava anteriormente. Na prática, os casais, de alguma forma, começam a sentir que algo não vai bem, que eles podem ter dificuldades econômicas nos próximos meses, e passam a não ter filhos.

Bom, pelo menos é algo mais concreto que os diversos índices de expectativa, que geralmente apenas refletem o sentimento dos agentes (empresários, população) frente ao noticiário.

 

Rápidas

O pré-candidato à Presidência da República Alvaro Dias faz palestra dia 17, às 11h45, na Associação Comercial do Rio (ACRJ) *** A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) e a Confederação Nacional do Comércio (CNC) lançam na próxima segunda-feira o Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex 2018). Nesta 37ª edição, o tema será “Desafios para um comércio exterior competitivo”. O evento acontece às 14h30, no auditório da CNC no Rio. Informações: http://aeb1.mktnaweb.com/ver_mensagem.php?id=H|1425|254036|138187872241163800 *** A Wolters Kluwer Health anunciou o novo gerente-geral para a América Latina: Wilson Lemes *** A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) espera reunir candidatos à Presidência da República no seminário Brasil 2030 – Uma Contribuição do Setor de Software e Tecnologia, em 20 de agosto, em São Paulo. Participam outras associações do setor, como Assespro e Softex *** Neste sábado acontece a Feira Orgânica Carioca Shopping, das 10h às 17h, com venda de produtos in natura e atividades para crianças *** Estão abertas as inscrições gratuitas para os profissionais interessados em participar de palestras e oficinas sobre o setor naval e offshore. A programação faz parte da Marintec South America, que acontecerá de 14 a 16 de agosto no Rio de Janeiro. Detalhes em www.marintecsa.com.br *** O presidente da França, Emmanuel Macron, quer aproveitar o desempenho da seleção na Copa do Mundo para acelerar o desmonte do estado de bem-estar.