Advertisement

Belluzzo: só investimento público recupera economia

Conjuntura / 14 Junho 2018

Economista defende parceria entre bancos públicos, estatais e setor privado
Em evento da série “Diálogos Capitais”, realizado nesta quarta-feira, em Belo Horizonte (MG), o economista Luiz Gonzaga Belluzzo analisou as inconsistências que regem a atual política econômica no país.
Na abertura do debate “Bancos públicos e desenvolvimento econômico e social”, ele afirmou que não existe outro caminho além do investimento público para a recuperação da economia brasileira.
“Temos US$ 380 bilhões de reservas. Fazemos um fundo garantidor e realizamos as operações de financiamento. Se botarmos US$ 30 bilhões, dá para fazer um programa de saída da crise”, disse, antes de encerrar: “Vou terminar com o que disse Xi Jinping (presidente da China): ‘Nosso projeto para 2025 é privilegiar o mercado e fortalecer as empresas públi-cas’”.
O economista defende que a recuperação depende do investimento pelo crédito e da parceria harmônica entre bancos públicos, empresas públicas e setor privado. “O país está divi-dido entre duas opiniões polares e polarizadas. De um lado, a ideia é privatizar tudo. Isto está na cabeça dos assessores dos candidatos mais conservadores. Por outro, estamos na resistência para provar o absurdo disso”, disse, para completar: “Tem que recuperar através do investimento pelo crédito. Os organismos internacionais, como FMI, estão recomendando isso. E estamos discutindo onde vai cortar, para afundar mais a economia”.