Advertisement

Bancos chineses listados registram melhores resultados no trimestre

Até o fim do primeiro trimestre, balanço dos empréstimos concedidos pelas instituições bancárias a MPEs somava 34,8 trilhões de iuanes.

Internacional / 14:57 - 14 de Mai de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

A maioria dos bancos chineses listados na China (incluindo Hong Kong) teve crescimento de dois dígitos na receita operacional do primeiro trimestre, noticiou nesta terça-feira o "China Daily".

Trinta e três bancos obtiveram juntos uma receita operacional de 1,3 trilhão de iuanes (US$ 189,38 bilhões), um aumento anual de 15,4%, informou o jornal, citando estatísticas não completas.

O crescimento foi beneficiado pela maior concessão de crédito, que ajudou a aumentar os ativos que lucram com juros. Também contribuíram para o resultado menores custos de empréstimo bancário, maior receita no negócio de cartão de crédito e receita estável em gestão de riqueza.

Durante o primeiro trimestre, os 33 bancos registraram juntos um aumento anual de 6,5% no lucro líquido atribuível aos acionistas, a maior alta nos últimos anos, apesar de menor que o crescimento da receita operacional.

A China aumentou o apoio financeiro para áreas chave e elos fracos na economia, segundo os dados divulgados na sexta-feira pela Comissão Reguladora de Bancos e Seguros da China.

Até o fim do primeiro trimestre, o balanço dos empréstimos concedidos pelas instituições bancárias a micro e pequenas empresas totalizava 34,8 trilhões de iuanes. Desse total, 10 trilhões de iuanes foram para micro e pequenas empresas com uma linha de crédito de até 10 milhões de iuanes, um salto anual de 24,7%, superando o crescimento de vários tipos de empréstimos.

 

Agência Brasil

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor