Advertisement

Banco MUFG Brasil: Mercado de Trabalho

Expectativa para desemprego médio em 2019 é de 11,75%, menor do que no ano passado, mas ainda em níveis de dois dígitos.

Opinião do Analista / 31 Janeiro 2019 - 13:25

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Nossa expectativa - A queda da taxa de desemprego no quarto trimestre versus o terceiro trimestre é principalmente um movimento sazonal impulsionado pela contratação de trabalhadores temporários para atender as vendas de fim de ano. O desemprego médio em 2018 foi de 12,3%. O estudo também mostra nossas previsões para este e para os próximos anos. Note que a taxa de desemprego tende a aumentar neste primeiro trimestre devido à demissão sazonal de parte desses trabalhadores temporários.

Nossa expectativa para o desemprego médio em 2019 é de 11,75%, portanto menor do que no ano passado, mas ainda em níveis de dois dígitos. Parte dessa redução lenta da taxa de desemprego está relacionada ao alto número de trabalhadores desalentados, que são aqueles que desistem de procurar emprego e podem retomar sua busca por empregos em tempos de crescimento econômico mais forte.

Outro indicador importante a ser seguido está relacionado ao ritmo de aumento de empregos registrados, que é um indicador-chave para a perspectiva de consumo das famílias. De acordo com o conjunto de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no ano passado houve uma criação líquida de quase 530 mil empregos, e há espaço para uma criação de emprego muito mais forte a partir deste ano.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor