Armas de brinquedo

Fatos & Comentários / 17 maio 2017

O ataque hacker da semana passada, com respingos nessa, deixou muita gente preocupada com a segurança de nossos dados armazenados em computadores. Mas o perigo está em toda parte. Um garoto de 11 anos, que cursa a sexta série de uma escola em Austin, Texas, demonstrou, com ajuda de seu ursinho de pelúcia, que a Internet das Coisas (IoT) deixa cada brinquedo, eletrodoméstico ou mesmo roupa com potencial de se tornar uma arma – no mínimo, de espionagem. Em uma conferência realizada na Holanda, o menino acessou, via Bluetooth, diversos smartphones de participantes e, através deles, enviou comandos que ligaram uma luz no ursinho – que se conecta à nuvem através do mesmo sistema sem fio – e gravou uma mensagem da plateia.

Em fevereiro deste ano, o governo alemão proibiu a venda de uma boneca que poderia ser utilizada para espionar. São exemplos, talvez, inofensivos. Mas, com carros autônomos conectados à rede, não é ficção imaginar que poderiam ter seu controle assumido à distância. Pode-se imaginar muitos outros riscos. O mundo novo não parece tão admirável quanto nos querem vender.

 

Crises prováveis

Desde 2010 as multas aplicadas a empresas de todo o mundo em decorrência de infrações regulatórias já ultrapassaram os US$ 100 bilhões, mostra levantamento da McKinsey and Company. O total de manchetes com a palavra “crise” associada às 100 maiores empresas do mundo foi 80% maior do que na década anterior.

O estudo aponta que a velocidade das operações comerciais – desde comunicações rápidas até prazos mais curtos de desenvolvimento de produtos – torna as crises mais prováveis. Para se ter uma ideia, a indústria automotiva norte-americana realizou recall de 53 milhões de veículos no ano passo, ante 20 milhões em 2010, enquanto o FDA, agência federal dos EUA que controla alimentos e medicamentos, enviou 15 mil alertas a empresas que desafiavam as regras – em 2011, foram apenas 1,7 mil.

Ou seja, a pressa em comercializar novos produtos e elevar os lucros torna os consumidores cobaias.

 

Gari

A Volvo, junto com a empresa Renova, está testando na Suécia pioneiro caminhão de coleta de lixo autônomo. Mas, apesar de a gigante sueca dizer que a pesquisa vai aprimorar condições de trabalho, o caminhão só vai dirigir sozinho; a coleta de lixo continuará a ser feita por pessoas.

 

Inteligência

Um grupo de 16 empresas – entre elas a filial da gigante chinesa Baidu – acaba de anunciar a criação da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria). A primeira entidade representativa do setor reúne tanto startups quanto empresas já consolidadas.

Existem hoje cerca de 40 empresas iniciantes que se dedicam exclusivamente a criar ou aplicar soluções de inteligência artificial no Brasil. O presidente da Abria, Yan Di, afirma que “estudos internacionais indicam que a aplicação de soluções de AI geram, em média, um aumento de 40% na produtividade. Em segmentos como o varejo, este ganho chega a 60%”.

 

Ace

Da parceria entre o ex-tenista e empresário Gustavo Kuerten e o presidente da SMZTO, José Carlos Semenzato, surgiu a rede de franquias de idiomas LifeUSA. “Um dos principais diferenciais é que trabalhamos com um método exclusivo, por meio de aulas de conversação com foco de 100% na prática. Além disso estamos trabalhando com preço de mensalidade 30% mais barato que o mercado, com um preço justo”, afirma Semenzato. Por enquanto, a prioridade é Rio e São Paulo.

 

Rápidas

A Associação dos Embaixadores do Turismo do RJ, presidida pelo empresário Claudio Castro, acaba de ganhar um site: www.embaixadoresdorio.com.br. A entidade passará a promover a feijoada dos Embaixadores do Rio, no Hotel Sofitel Rio, antigo Caesar Park. A primeira no dia 3 fevereiro de 2018, para apenas 150 pessoas *** “Family Geek Brasil” estará no shopping Jardim Guadalupe (RJ) neste sábado e domingo. Neste último dia haverá também, no mesmo local, o “Encontro de Games” *** Mario Avelino, presidente do Instituto e do Portal Doméstica Legal, lançou a cartilha Os impactos da Reforma Trabalhista no Emprego Doméstico, que poderá ser baixada gratuitamente em www.domesticalegal.com.br *** Entre 20 e 24 de maio, os advogados Gabriel Di Blasi e Paulo Parente Marques Mendes participam do 139º Encontro Anual da Inta – International Trademark Association, em Barcelona, Espanha *** A Roncato Advogados realiza no próximo dia 23, às 9h30, o evento “Relação de Trabalho - PJ X CLT X Terceirização”. Informações pelo telefone (11) 3171-0588 *** A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou projeto tonando Barretos “Município de Interesse Turístico” *** Representantes da cadeia produtiva do tabaco e prefeitos de regiões produtoras se reúnem nesta quinta com os ministros das Relações Exteriores. Na pauta, contrabando. De cada três cigarros consumidos no país, um entra por vias ilegais.