América Latina e China juntas pela informação

Fatos & Comentários / 07 Novembro 2017

Aprofundar a colaboração a serviço da informação pública. Essa foi a tônica do Fórum de Mídia China–América Latina, que ocorreu no final de outubro, em Pequim, reunindo cerca de 50 jornalistas de veículos de comunicação locais e latino-americanos. João Carlos S. Cardoso, o JC, representou o MONITOR MERCANTIL. Na abertura do encontro, Jiang Jianguo, vice-ministro do Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista Chinês (PCC) lembrou da boa relação entre as nações envolvidas e a importância estratégica da América Latina para seu país, tanto do ponto de vista político como econômico.

A preocupação com a forma deturpada que os países latino-americanos têm da China e vice-versa foi um dos pontos debatidos. Boa parte da informação que circula na imprensa mundial provém de poucas e mesmas fontes: agências de notícias e grandes emissoras de TV, controladas por um grupo restrito de corporações. Além disso, há um desconhecimento involuntário de ambas as partes. Portanto, o estreitamento de relações e o investimento cada vez em mais em uma informação multimídia foram propostas destacadas. Outro ponto levantado foram as “novas formas” de se fazer notícia. E nisso a internet cumpre fundamental importância, sobretudo quando se trata de informação pública, livre de interesses comerciais.

 

300 mil

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vai abrir o Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), que acontece de 22 a 24 de novembro, no Centro de Convenções do Hotel Sheraton WTC, em São Paulo. A integração entre público e privado será uma das questões abordadas no evento. Hoje, a rede pública precisaria abrir mais 300 mil leitos para cumprir o índice mínimo da OMS de 3 três leitos por mil habitantes.

Realizado pela Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), o encontro em como tema “O Hospital do Futuro: o Futuro dos Hospitais” e reunirá especialistas brasileiros e internacionais, que vão debater os desafios do novo paciente, as transformações nos sistemas de saúde e as inovações e tecnologias no setor da saúde no Brasil e no mundo.

Entre os palestrantes confirmados estão o presidente do UnitedHealth Group Brasil, Claudio Lottenberg; o chairman da KPMG, Mark Btinell; o cientista-chefe da IBM Brasil, Fábio Gandour; o diretor executivo da Amil, Daniel Coudry; e o onipresente prefeito de São Paulo, João Doria.

 

Dupla

A Certisign e a Boa Vista SCPC firmaram parceria para que os produtos e serviços desenvolvidos pela empresa de proteção ao crédito sejam ofertados pela rede da certificadora. Além disso, a Certisign assumiu a operação da unidade de negócio de certificação digital da Boa Vista.

 

Escala

O Porto Itapoá, localizado no norte de Santa Catarina, se prepara para um aumento na movimentação de cargas com a Europa, que representam hoje 30% do volume do terminal. Dentro de poucos meses, com o fim da primeira fase das obras de expansão, o porto deve ampliar a sua capacidade em até 70%. E boa parte virá do Velho Continente.

Para isso, o serviço Europa ofertado aos clientes, que se concentrava nos armadores Hamburg Sud e CMA-CGM, ganhou uma nova companhia, a Maersk Line. A escala em Itapoá terá um dos menores preíodos de trânsito entre Brasil e Europa. No serviço Mesa (Mediterrâneo), a importação será de 22 dias, e a exportação, de 28 dias. No Saec1 (Norte da Europa), exportação e importação se darão em 33 dias.

 

Rápidas

A GE anuncia Daurio Speranzini Jr. como seu novo CEO para América Latina. O executivo, que era o Líder Global de Vendas de Serviços da GE Healthcare, sucede Rafael Santana, novo CEO Global da GE Transportation *** A ClickBus tem Marina Proença como sua nova COO *** A diretora-executiva da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Maria Célia Furtado, será empossada nesta quarta-feira no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (2017–2019) *** O Papai Noel cada vez mais ativo nos shoppings cariocas. No Pátio Alcântara, o evento acontecerá no sábado. No Passeio Shopping, serão três dias de atividades, de 9 a 11 *** O escritório de advocacia Di Blasi, Parente & Associados anuncia parceria com Diana Jungmann, sócia da 14Bisness, especialista em consultoria em inovação biotecnologia e estratégia de negócios *** As imobiliárias Porta da Frente, Judice & Araujo e AxPe realizam no dia 13, no Copacabana Palace, e dia 14, no Hotel Unique (São Paulo), ambos às 9h, o evento Brasil-Portugal: Um Eixo para o Futuro, com Miguel Frasquilho (presidente do Conselho da TAP) e Álvaro de Souza (Santander Brasil) e Daniel Proença de Carvalho (Uría-Menéndez-Proença de Carvalho). Inscrições: eventos@portadafrente.pt