Alternativas para o RJ sair da crise econômica

Corecon-RJ reune especialistas para debate.

Mercado Financeiro / 22:07 - 13 de ago de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

O Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon-RJ) vai promover encontros –abertos ao público - reunindo vários especialistas para discutir a crise econômica do Estado do

Rio de Janeiro. Os encontros acontecerão na sede do Corecon-RJ e o primeiro está agendado para esta quarta-feira (14), às 19h (entrada é livre).

O “Ciclo de palestras Corecon-RJ e Rede Pró-Rio: uma agenda para o Rio e seus municípios” pretende fomentar discussões que apontem alternativas de saída da crise econômica enfrentada pelo Rio de Janeiro. O tema desta quarta é “Gestão e Finanças Públicas no Rio de Janeiro”. Os debatedores são Ricardo Lodi (Uerj), Fernando Gaiger (Ipea) e Paula Nazareth (Rede Pró-Rio), que serão mediados por Geiza Rocha (Fórum Permanente de Desenvolvimento da Alerj).

Com cerca de 17 milhões de habitantes, localizado na região mais populosa do país – a Sudeste – e também a mais dinâmica economicamente, o Rio de Janeiro vivenciou recentemente um expressivo movimento de desarticulação da cadeia produtiva do petróleo e gás, com fortes impactos no crescimento econômico regional e no mercado de trabalho.

Diante deste diagnóstico, como pensar políticas públicas em geral, e políticas locais de desenvolvimento não apenas para as chamadas áreas de sombra do estado, mas de forma articulada para toda a territorialidade fluminense?

“O conhecimento sobre as temáticas fluminenses encontra-se fragmentado de tal modo que se faz urgente reunir especialistas, sociedade civil organizada, movimentos sociais e toda a população com interesse em pensar e difundir o saber e a criação de sinergias entre esses atores. Essa é a principal motivação para a realização deste ciclo de debates”, destacou o Corecon-RJ.

 

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor