Advertisement

A voz do establishment

Fatos & Comentários / 05 Dezembro 2017

A revista Time divulgou na segunda-feira os finalistas do Pessoa do Ano, reconhecimento anual que começou em 1927. Na lista de dez nomes, o presidente dos EUA, Donald Trump; o da China, Xi Jinping; o líder norte-coreano Kim Jong-un; o homem-forte saudita, Mohammed bin Salman; o procurador especial norte-americano Robert Mueller; o CEO da Amazon, Jeff Bezos; Patty Jenkins, a primeira diretora de cinema que fez mais de US$ 100 milhões na estreia; o jogador de futebol americano Colin Kaepernick; os Dreamers, filhos de imigrantes ilegais trazidos pelos pais aos EUA quando crianças; e o movimento #MeToo, que denunciou assédio sexual pelas redes sociais.

A coluna aposta que será escolhido Mueller, o procurador que tenta fazer nos EUA o que Moro fez no Brasil, com uma inverossímil acusação de que os russos determinaram a vitória de Trump nas eleições. Se valer a importância para o mundo, o vencedor será Xi Jinping. Mas a torcida vai para Kaepernick, que liderou os protestos contra a violência e discriminação racial ano passado e ficou sem time em 2017 devido ao boicote dos dirigentes das franquias da NFL. O anúncio será feito nesta quarta.

Já estamparam a capa da Time como Pessoa do Ano: Hitler, Stalin (duas vezes), o Papa João XXIII, Martin Luther King Jr., Nixon (duas vezes), Kissinger, Reagan (duas vezes), Jeff Bezos, Trump e Você (representando os criadores de conteúdo na Internet).

 

Trem? Que trem?

O Ministério Público Estadual de São Paulo busca fechar acordo com a multinacional alemã Siemens no caso do trensalão tucano. A negociação envolve multa de R$ 1 bilhão, mas poucos no MPE têm interesse em descobrir agentes públicos e políticos que poderiam estar envolvidos no esquema.

Ao contrário do MPF na Lava Jato, que, denunciou semana passada o advogado Rodrigo Tacla Duran, apresentaria até lista de delação a la carte, para o órgão estadual o trensalão se limita a um cartel. Sorte de José Serra, Alckmin e outros tucanos de vistosa plumagem.

 

Entre os últimos

O presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS), Ernesto Tzirulnik, que idealizou o projeto de lei do contrato de seguro, participará de audiência pública no Congresso nesta quinta-feira para discutir o PLC 29/2017, que está em fase final de tramitação, após mais de 13 anos de discussões e ajustes.

Tzirulnik explica que o Brasil é um dos poucos países que não conta com lei específica para os contratos de seguros. “Essa lei trará mais regulação e desenvolvimento para o setor, dando segurança jurídica para os contratos”.

 

Negativo

A atividade de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis deu a maior contribuição negativa no total da produção industrial no ano, com queda acumulada até outubro de 5,1%. Reflexo da perda de mercado da Petrobras e aumento na importação de derivados, especialmente diesel, que salvou as refinarias dos Estados Unidos.

 

Outro lado

O New York Times conseguiu fazer extensa e crítica matéria sobre a pobreza e as demolições de habitações precárias na periferia de Beijing, capital da China, sem ouvir uma única autoridade da administração local. O máximo foi citar trechos de um comunicado a funcionários municipais, que teria vazado na internet.

 

Rápidas

O Banco Mundial apresenta dia 11, na FGV, o estudo “Previdência Social: uma conta impagável”. Participam o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o diretor e o economista-chefe do Banco Mundial no Brasil, Martin Raiser e Antonio Nucifora *** O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realiza dias 11 e 12 o Seminário Internacional Água, Vida e Direitos Humanos à Luz dos Riscos Socioambientais. Inscrições até dia 7 pelo site aplicativos2.cnmp.mp.br/inscricaoEventos/login.seam *** Nestes sábado e domingo, a Feira Gastronômica Itinerante aterrissa pela primeira vez na Zona Sul do Rio com o Botafogo Bier Festival, que reúne gastronomia regional e cervejas artesanais, das 11h às 23h *** A Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) e o Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD) realizam, nestas quinta e sexta, o 13º Fórum Brasileiro de Direito Desportivo IBDD/Aasp, com a presença de Walter Feldman, secretário-geral da CBF, e Francisco Antonio Maciel Mussnich, árbitro do Tribunal Arbitral do Esporte, entre outros. Mais informações: www.aasp.org.br/eventos *** As centrais sindicais realizarão nesta quarta, às 10h, ato contra os juros altos em frente ao Banco Central, na Avenida Paulista, 1.804.