A rota passou na janela...

Fatos & Comentários / 15 maio 2017

Tudo bem que não se pode esperar grande coisa do Governo Temer, mas os espaços que ele deixa no exterior para países concorrentes demonstra uma política externa dividida entre a incompetência e o entreguismo. Neste domingo e segunda-feira, Beijing foi sede do Fórum do Cinturão e Rota para Cooperação Internacional. Os presidentes da Argentina, Mauricio Macri, e do Chile, Michelle Bachelet, marcaram presença. Já o Brasil mandou o segundo escalão (próprio de um governo de segunda), o secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Secretaria-geral da Presidência da República, Hussein Ali Kalout.

Apesar da grande distância geográfica, a Iniciativa do Cinturão e Rota tem potencial para os países latino-americanos. Segundo José Medeiros da Silva, cientista político e professor na Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang, em Hangzhou, a proposta abre um novo capítulo no desenvolvimento econômico mundial e pode beneficiar o Brasil. Medeiros, que vive na China por quase uma década, disse à agência Xinhua que a iniciativa “não pode ser ignorada por nenhum país, especialmente pelo Brasil, que apesar da crise política em curso, continua a ser o maior ator econômico de toda a América Latina”.

O Chile se candidata a ser o parceiro principal por aqui, devido a sua posição geográfica. A Argentina também quer imprimir a sua marca. Sendo integrante do Brics, o Brasil deveria ser o líder na exploração de parcerias que permitissem integração com a nova Rota da Seda. Mas o governo deixa a oportunidade passar. Segundo dados do Ministério do Comércio da China, entre janeiro e março deste ano, as empresas chinesas investiram US$ 2,95 bilhões nos 43 países ao longo do Cinturão e Rota. Desde 2013, a China investiu mais de US$ 50 bilhões.

 

Sem taxas

A Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), realiza dia 1º de junho a nona edição do Dia da Liberdade de Impostos. Doze estados e o Distrito Federal aderiram à campanha. Rio, Minas e Bahia estão entre os que vão participar. São Paulo ficou de fora.

Na capital do país, a ação inclui a venda de 45 mil litros de gasolina pelo preço que custaria caso não incidissem tributos distritais e federais. Cada consumidor poderá abastecer até 20 litros, e o pagamento deverá ser feito em dinheiro.

Em 2017, os brasileiros vão trabalhar aproximadamente 153 das apenas para pagar impostos. Trabalha-se o dobro do que na década de 1970 para pagar a tributação, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

A ação de conscientização ficaria completa se os organizadores mostrassem que os tributos são altos por causa do pagamento dos juros da dívida pública, que consomem metade do orçamento do país.

 

Posse

Será nesta terça-feira a solenidade de posse na Academia Luso-Brasileira de Letras da jurista Maria Teresa Cárcomo Lobo, que ocupará a cadeira 29, cujo patrono é Capistrano de Abreu. Maria Teresa será saudada pelo acadêmico Marcelo Henriques de Brito.

Autora de diversos livros, entre os quais Manual de Direito Comunitário. A ordem jurídica da União Europeia (Editora Juruá), a jurista nasceu em angola, então solo português, e exerceu atividades profissionais em diversas localidades do mundo lusitano.

A partir de 1974, reconstruiu a sua vida pessoal e profissional no Brasil, no Rio de Janeiro, onde refez uma carreira jurídica, tendo sido titular da 28ª Vara Federal. Recentemente, recebeu a Medalha Pedro Ernesto. A solenidade de posse começará às 17h30.

 

Rápidas

São Paulo recebe, de 26 a 28 de maio, a Conferência Design para Vida 2017. Inscrições: http://goo.gl/8zu8dt *** No dia 31 acontecerá o 2º Conalife – Congresso Nacional de Liderança Feminina, promovido pela ABRH-SP em parceria com a ONU Mulheres. A ministra Cármem Lúcia, presidente do Supremo, será homenageada. O prefeito de São Paulo, João Doria, participará da abertura. O evento será no Teatro Cetip (prédio do Instituto Tomie Ohtake) *** O Núcleo de Direito Tributário do Mestrado Profissional da FGV Direito SP e o Centro de Altos Estudos da Procuradoria da Fazenda realizam nesta quarta, das 8h30 às 12h, debate sobre aspectos tributários de receitas ilícitas provenientes de recursos advindos da lei de Repatriação de Ativos. Será na Rua Rocha, 233, Bela Vista, São Paulo *** A Facha – Faculdades Integradas Hélio Alonso promove, nesta quinta-feira, às 19h, uma palestra com a jornalista Elaine Gaglianone, que vai apresentar as ações envolvidas no Tour de Revezamento da Tocha Olímpica na Rio 2016. Inscrições: http://eventos.facha.edu.br/evento/278 *** Até dia 19, quem passar pelo Caxias Shopping (RJ) poderá participar gratuitamente do Cozinha Brasil, iniciativa do Sesi com cursos e oficinas que capacitem a população no preparo e manipulação dos alimentos sem desperdício.