A Empresa

Sem categoria / 11 Setembro 2015
Fundado por Elysio de Carvalho e pelo Conde de Carapebús em 1912, o Jornal MONITOR MERCANTIL vem, ao longo de um século de circulação ininterrupta, conquistando a confiança do leitor. As primeiras e tímidas edições, em forma de boletim mimeografado, aos poucos foram se firmando, a ponto de se tornarem a principal fonte de consultas dos meios financeiros e mercantis na década de 20. As páginas do MONITOR MERCANTIL passaram então ao arquivo das seções de crédito, cadastro e cobrança das principais casas bancárias e comerciais do país. Sua utilidade era incontestável. Era uma espécie de SPC (Serviço de Proteção do Crédito) da época. Um jornal centenário, o MONITOR MERCANTIL usa a experiência e a credibilidade adquiridas para manter uma postura independente, questionadora, em linha com o que se espera da Imprensa. Como reconhecimento, recebeu por três vezes o Prêmio ABAMEC-Rio (Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais), na categoria Imprensa e Comunicação, como melhor veículo especializado na opinião dos analistas de mercado, e melhor Profissional de Imprensa. Recebeu um prêmio da Abamec-Nordeste, também como melhor veículo. Em 2002, recebeu o Prêmio Cobertura de Seguros - Melhor Veículo, feito repetido em 2003. Ainda em 2002, um novo passo: a publicação do MONITOR MERCANTIL SÃO PAULO. O novo jornal, que mantém a linha e os ideais do irmão mais velho, é resultado do crescimento da tiragem em São Paulo, notadamente no mercado financeiro, na esteira do sucesso reconhecido pelos prêmios de cobertura especializada. Também um descendente direto dos ideais do jornal, o MONITOR DIGITAL reúne matérias das redações do Rio e de São Paulo, junto com a produção própria, buscando aliar rapidez na informação e profundidade na análise. No ano do centenário do jornal, o site recebe vários aperfeiçoamentos, como a nova programação visual, mais interatividade, presença em aparelhos móveis, entre outras novidades. Ao longo destes 104 anos, o que não muda é o compromisso do MONITOR MERCANTIL e de sua equipe com um jornalismo isento, crítico e independente.  

Visão

O MONITOR MERCANTIL é reconhecido como jornal sólido, independente, tradicional e confiável. Esse reconhecimento ocorre pela seriedade com que o jornal trata os assuntos da economia, de forma ética, bem como pela lealdade com que lida com seus parceiros comerciais, como anunciantes e agências de publicidade. Para o MONITOR MERCANTIL, esse conceito é fundamental para que possa levar adiante sua missão de informar.

Missão

Colaborar, através da divulgação de informações e debate de ideias, com o progresso social e econômico do Brasil, de forma independente. Garantir o amplo debate de propostas e denunciar todas as ações que possam ameaçar a liberdade de informação. O principal foco do MONITOR MERCANTIL é a área econômica, base para o desenvolvimento do país.

Diretor presidente Acurcio de Oliveira (em memória)   Diretor de Redação Marcos de Oliveira   Diretora de São Paulo Magaly Lages Camões