12 campos de futebol por minuto

Perdas causadas por problemas no solo no Brasil, em especial a erosão, somam cerca de US$ 15 bilhões.

Fatos e Comentários / 20:39 - 10 de dez de 2019

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

No mundo, o solo equivalente a um campo de futebol desaparece a cada cinco segundos vitima da erosão. Além disso, a agricultura intensiva, o desmatamento, as atividades de mineração e o aumento da área urbana também aceleram a erosão, podendo reduzir o rendimento das colheitas em até 50%.

Estimamos que as perdas causadas por problemas no solo no Brasil, em especial a erosão, somam cerca de US$ 15 bilhões”, afirmou Fernando Silveira Camargo, secretário do Ministério da Agricultura, no Dia Mundial do Solo, comemorado em 5 de dezembro.

A Embrapa Solos (RJ) lançou concurso de vídeos sobre erosão. “Fomos inspirados por concurso similar, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), internacionalmente, cujo vencedor foi um vídeo produzido na Bolívia. A versão brasileira da competição conta com apoio da FAO”, revelou a chefe-geral da Embrapa Solos, Petula Ponciano.

As inscrições vão até 15 de março de 2020. A duração sugerida para os vídeos concorrentes é entre um e dois minutos. Serão escolhidas como vencedoras três obras. Para saber mais acesse o edital do concurso aqui.

 

Carga pesada

Antes, durante e depois da greve dos caminhoneiros no ano passado, alguns disseram que aquilo era pá de cal para Temer e Meirelles. Agora os caminhoneiros convocaram greve a partir da próxima segunda-feira. Qual será o impacto em cima de Bolsonaro e Guedes e sobre a política de diminuição da Petrobras?

 

Última chance

Esta quarta-feira é o último dia para participar da Pesquisa Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil 2019, o levantamento anual que detalha o mercado, que mais tem crescido nos últimos anos e que mantém perspectivas otimistas para os próximos.

Diante de um cenário ainda de retração econômica e instabilidade política, a demanda por serviços de consultoria tem ganhado um novo perfil, com ingresso de profissionais com múltiplas experiências do mundo corporativo e de jovens”, analisa Luiz Affonso Romano, coordenador da pesquisa.

Ele lembra que as empresas de apenas um consultor representam 80% das consultorias no país e vê uma tendência crescente de formação de parcerias, trabalho home office e coworking. Para participar, o profissional deve acessar aqui.

 

Pela democracia

A Associação Brasileira dos Economistas pela Democracia (Abed) completou um ano com a entrega do título de associado benemérito para Ladislau Dowbor, Leda Maria Paulani, Lenina Pomeranz, Luciano Coutinho, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Luiz Gonzaga Belluzzo, Margarida Afonso Costa Baptista, Rosa Maria Marques e Wilson Cano.

Na cerimônia, foram lançados três livros: A Escassez na Abundância Capitalista, de Luiz Gonzaga Belluzzo e Gabriel Gallipolo; O Mito da Austeridade, coordenado por Antonio Correa de Lacerda; e Tribunais de Contas no Estado Democrático e os Desafios do Controle Externo, de João Antonio da Silva Filho.

 

Enfraquecimento

O processo do chefe da Força Tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, contra o ministro do Supremo Gilmar Mendes é uma constatação da perda de força da Operação no STF. Se continuasse com o apoio quase cego de antes, o procurador não iria arriscar processar um dos ministros.

 

Rápidas

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) será palco, nesta quinta feira, de ato em defesa da Petrobras, do desenvolvimento e da soberania nacional *** A FGV Direito Rio lança nesta quinta-feira, às 18h, o livro Dinâmica da Regulação – estudo de casos da jurisprudência brasileira: a convivência dos tribunais e órgãos de controle com agências reguladoras, autoridade da concorrência e livre iniciativa, de autoria de Floriano de Azevedo Marques Neto, Egon Bockmann Moreira e Sérgio Guerra *** O curso Paideia Artes oferece, no Carioca Shopping, aulas experimentais de arte, como teatro, teclado, canto e desenho. Das 14h às 20h, até 30 de dezembro *** Relator da Constituição Federal de 1988, o ex-senador Bernardo Cabral participará do ato em defesa da Constituição Federal que o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) realizará em 17 de dezembro, das 16h às 20h, no Rio. Haverá o lançamento do livro O Instituto dos Advogados Brasileiros e os 30 anos da Constituição Federal: temas abordados pela Comissão de Direito Constitucional. Inscrições aqui.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor