Advertisement

‘Ham and eggs’: a parceria entre o porco e a galinha

Passado de aquisições de empresas brasileiras aponta futuro turbulento para a Embraer.

Fatos & Comentários / 11 Janeiro 2019 - 18:40

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Para aqueles que acreditam que a Embraer não será desconstruída e depois fechada, Lynce Naveira, geólogo e patriota, dá alguns exemplos didáticos e emblemáticos que aconteceram aqui no Brasil:

No fim da década de 1960, a Volkswagen alemã comprou a fabricante de automóveis DKV-Vemag e a fechou.

Ainda a década de 60, a mesma montadora da Alemanha comprou a também fabricante de automóveis Gordini e a fechou.

Na mesma na década, a aveia Quaker, norte-americana, comprou as congêneres brasileiras e concorrentes Aveia Purita e Aveia Genser e as fechou.

Na década de 70, a Alfa Romeo italiana comprou a FNM (Fábrica Nacional de Motores), criada por Getúlio Vargas em 1940, que ficava em Duque de Caxias (RJ) e fabricava o caminhão de carga Fenemê, que chegava a tracionar com uma carreta acoplada, 22 toneladas de carga, que circula até hoje e fabricava o melhor carro de passeio feito no Brasil, o JK. Pois bem, a Alfa Romeo italiana também a fechou.

A Companhia Nacional de Álcalis, fabricante de sal, barrilha, criada em 1943, no governo de Getúlio Vargas, passou pelo mesmo processo. Em 1992, no Governo Collor, foi privatizada e, depois, fechada. Hoje, nós importamos barrilha dos EUA.

Voltando um pouco no tempo: em 1917, a Machine Coton Corporation, inglesa, comprou a próspera indústria brasileira de linhas Usina da Pedra, do empresário e empreendedor Delmiro Gouveia, que ficava às margem do Rio São Francisco, e a fechou.

Podem ainda ser citadas empresas como Metal Leve e Cofap (adquiridas pela alemã Mahle) e outras importantes fornecedoras de peças automotivas, hoje meras reprodutoras do que é desenvolvido nas matrizes.

Há um agravante: a Embraer atua no campo de defesa e é a terceira maior fabricantes de aviões do mundo.

 

Sinal trocado

A Frente Internacionalista dos Sem Tetos (Fist) denuncia que a Rede Globo utilizou imagens de militantes como se fossem contra Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, quando, na verdade, os manifestantes estavam na porta do Consulado venezuelano para apoiar o governo do país bolivariano.

 

Incentivo

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão (SC), conseguiu doações acima do previsto para expansão do diagnóstico por imagens. O Hospital São José (HSJ), em Teresópolis (RJ), ambos administrados pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), arrecadou R$ 3,32 milhões, 92% do que buscava para a compra de equipamentos de última geração para diagnóstico, tratamento e aumento na eficácia terapêutica das doenças oncológicas.

Os projetos integram o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), iniciativa do Ministério da Saúde, que assegura benefícios às empresas e pessoas físicas que aplicaram parte do Imposto de Renda. Cada doador pode deduzir até 1% do IR, e o ressarcimento ocorrerá este ano, na forma de restituição ou abatimento do valor a pagar.

 

Saem os companheiros, entram os ‘cumpadis’

O Governo Bolsonaro, através de demissões e demolições de regras, vai abrindo espaço para lotear o Executivo entre seus associados, misturando ideologia e o bom e velho fisiologismo. Nenhuma surpresa, haja vista a relação da Família Bolsonaro com os assessores de seus gabinetes.

 

Laranjal

O presidente Jair Bolsonaro teve sua maior votação no exterior na Flórida, capital da produção de laranjas nos Estados Unidos...

 

Rápidas

A Rede D’Or São Luiz está com inscrições abertas até 27 de janeiro para o seu 1º Programa de Trainee. São 15 vagas para São Paulo e Rio de Janeiro, em áreas que vão além da Medicina e Enfermagem: Administração, Economia, Engenharia e Farmácia. Inscrições pelo site https://rededor.across.jobs/ *** A startup espanhola Mr Jeff adquiriu a rede de lavanderias brasileira Lava & Leva, que conta com mais de 350 pontos de venda *** A diretoria do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Estado do Rio de Janeiro (Sescon-RJ) para o biênio 2019–2020 tem Renato Mansur na presidência e Ilan Renz na vice *** O fim de semana na Praça Mauá, Centro do Rio de Janeiro, terá mais uma edição da Feira do Amanhã *** A temporada 2019 do Baile do Caxias Shopping começa nesta segunda, ao som de MPB. O evento se repetirá ao longo do ano, em toda a segunda segunda-feira do mês *** Neste sábado, o Shopping Grande Rio promove show gratuito do palhaço Topetão, a partir das 18h *** O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é o convidado da reunião Política Olho no Olho, do Secovi-SP, nesta segunda-feira, a partir do meio-dia.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor