Advertisement

É disso que o povo gosta

Fatos & Comentários / 11 Outubro 2018

Em meio a fake news e agressões, o debate que importa para o Brasil começa a aparecer nas eleições. Fernando Haddad, do PT, defendeu a iniciativa do Estado para tirar o país do atoleiro. Ele diz não às privatizações e pretende gerar empregos com retomada da construção civil e de obras de infraestrutura. Descartou um banqueiro no Ministério da Fazenda, onde quer alguém do setor produtivo.

Jair Bolsonaro, do PSL, pela primeira vez esboçou uma plataforma de ação na economia e na área social. Em nítido movimento de recuo, criticou a privatização da geração de energia elétrica e propôs manter a parte essencial da Petrobras, algo etéreo. Foi o suficiente para ser pressionado pelo mercado financeiro, que vinha especulando feliz em torno do nome do homem forte de Bolsonaro, o economista e banqueiro Paulo Guedes.

A movimentação de Bolsonaro, ainda que parcial e não muito convincente, mostra a dificuldade em seguir com a linha neoliberal xiita que vinha marcando sua campanha até aqui. Ao sair da zona de conforto de defender o uso da violência e os valores da família – discurso conflitante, diga-se de passagem – foi levado a adotar pautas identificadas com o PT, como o “super Bolsa Família”.

O fato é que, ao sair dos temas secundários e ir para os que afligem a população, como saúde, educação e, principalmente, emprego, a campanha ganha outras cores e outro rumo. Afinal, difícil haver maior violência do que um pai ou uma mãe de família sem emprego e sem ter como tratar um filho doente.

JC Cardoso, de Beijing

Horizonte perdido

Em Gansou, é muito forte a presença tibetana (etnicamente, religiosamente, culturalmente e no idioma), apesar de ainda a quilômetros do Tibete. É bem comum placas de ruas e letreiros de lojas bilíngues. No hotel em que almoçamos, uma das garçonetes falava mandarim e tibetano. Com a ajuda da tradutora, procuramos conhecer algumas palavras. Perguntei o que era xangrilá. A tradutora riu e disse que todos os ocidentais perguntam isso. E que quer dizer utopia.

 

Choque

Em Dunhuang, por várias vezes, tomei choque ao pedir o elevador no hotel onde estávamos hospedados. Idem para pegar os talheres na estufa do restaurante. Depois fui saber que não só eu, todos tinham passado por iguais situações. É que a baixa umidade (10%) – já que a cidade é um oásis no meio do Deserto de Gobi – faz ter mais corrente elétrica circulando no ar (assim disseram). E que, ao lado do elevador, havia uma recomendação (em chinês) para o hóspede pôr a mão na parede e “aterrar-se” antes de apertar o botão dos andares.

 

Pega

Conhecem o termo “pudim de cachaça”? Na China tem. Uma espécie de arroz-doce feito a partir de um fermentado alcoólico do próprio arroz. Pega, viu?

 

Rápidas

A Nova Lei Brasileira de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) x A Nova Regulamentação Europeia de Proteção de Dados (GDPR) – Uma Análise Comparativa” é o tema da palestra que Fernando Santiago, sócio-fundador do Chenut Oliveira Santiago Advogados, fará na Câmara de Comércio França-Brasil, no Rio de Janeiro, dia 23 próximo. Informações: www.ccfb.com.br/sr/eventos/evento/d/a-nova-lei-brasileira-de-protecao-de-dados-pessoais-lgpd-vs-a-nova-regulamentacao-europeia-de-protecao-de-dados-gdpr-uma-analise-comparativa/ *** Em comemoração ao Mês das Crianças, o Shopping Jardim Guadalupe apresenta, no domingo, a partir das 16h, a peça A Menina e o Urso *** O Center Shopping Rio celebra o Outubro Rosa com ações como a exposição Amigas do Peito e um aulão de Zumba Rosa, aos sábados *** A 24ª edição da Semana Científica da FMP/Fase começará nesta terça-feira, às 18h, em Petrópolis, com o debate “Não somos iguais: por uma ciência com mais consciência”, reunindo a filósofa Ellen Aparecida de Araújo Rosa (UFRJ) e o doutor em saúde coletiva Guilherme Silva de Almeida (Uerj) *** Anna Christina de Andrade é a nova responsável pela Gerência Geral de Vendas e Marketing da Rede de Hotéis Othon. Jorge Chaves é o novo Gerente Geral de Operações na unidade do Rio de Janeiro *** De segunda a sábado, sempre a partir das 14h, o Caxias Shopping, em parceria com o Instituto Avon, fará ação de conscientização sobre o câncer de mama *** O escritório Di Blasi, Parente & Associados estruturou uma nova área de atuação, a de Relações Governamentais (Relgov), sob o comando da consultora Raquel Araujo.